![]() |
"O brinquedo é fonte importante no processo de conhecimento de mundo para as crianças, é forte instrumento de comunicação e de mediação com o processo de aprendizagem em seus valores e costumes. O brincar também desenvolve o uso da linguagem, do pensamento, da concentração e diversas outras áreas do processo cognitivo."
Titina Corso, artista plástica e especialista em brinquedos educativos
Aprender brincando, com intuito de tornar os alunos mais seguros e capacitados para argumentar com autonomia, respeitar regras, respeitar os amigos e compartilhar. Essa é a proposta do projeto Dia do Brinquedo, do Colégio Magister, em São Paulo (SP), que ocorre todas as sextas-feiras, dia em que as crianças levam seus brinquedos para a sala de aula. A atividade consiste em apresentar o brinquedo para todos os amigos da sala de aula e depois das apresentações as crianças interagem entre si, conhecendo os outros brinquedos e colocando em prática os estímulos provocados nas apresentações. Segundo a pedagoga Carina Canto, responsável pelo projeto, durante um ano ela observou a evolução de seus alunos e ficou feliz com os resultados. "Tive o prazer de realizar esse projeto com meus alunos e pude aprender literalmente que é possível aprender brincando", diz.
Brincar é buscar respostas
Segundo a especialista em brinquedos educativos Titina Corso, o brinquedo fornece à criança possibilidades de vivências e reflexões do mundo real e auxilia na construção de sua própria realidade pessoal e social. Isso está relacionado ao uso lúdico pedagógico do brinquedo, favorecendo os descobrimentos e os experimentos da aprendizagem. Para Carina, "enquanto brincam, as crianças embarcam numa busca contínua por novas respostas, deparam com situações imprevistas e são instigadas a solucioná-las a todo o momento".
Tanto brinquedos industrializados quanto artesanais têm sua importância no processo de divertimento e aprendizagem, no entanto o brinquedo artesanal fornece mais estímulos às crianças pelo toque à textura do material, a cor mais limpa e a informação reduzida. Para Titina, o brinquedo artesanal tem maior ludicidade, pois na fantasia da brincadeira o protagonista é sempre a criança e o brinquedo torna-se coadjuvante, mas não deixa de produzir os estímulos necessários para o aprendizado.
Dia do Brinquedo
★ Escolha um dia da semana e peça para cada criança levar um brinquedo.
★ Coloque todos os brinquedos no centro da sala e forme uma roda em volta.
★ Escolha aleatoriamente um brinquedo para começar a brincadeira.
★ Peça para a criança dona do brinquedo fazer a apresentação indicando nome do brinquedo, como e onde ela costuma brincar, como funciona e se foi ela quem construiu (no caso de brinquedos artesanais).
★ Depois da apresentação passe o brinquedo para todos os alunos tocar.
★ Em seguida deixe as crianças brincar livremente com todos os brinquedos para a troca de informação e colocar em prática os estímulos recebidos nas apresentações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário