domingo, 20 de maio de 2012

BRINQUEDOS EDUCATIVOS AJUDAM NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

Com a proximidade do Dia da Criança a dúvida surge na hora de presentear com o  brinquedo mais correto para cada idade e a forma como a criança vai interagir. A psicóloga educacional e professora universitária, Marilise Brockstedt Lech,  fala sobre o que é mais adequado e como oferecer algo construtivo que ajude na educação.
Jornal Floresta -   O  quanto você percebe que os brinquedos educativos contribuem para o desenvolvimento e formação da criança?
Marilise - A formação de uma criança acontece na medida em que ela interage com o mundo. O mundo, para ela, é representado pelas pessoas que estão à sua volta e pelos objetos que estão ao seu alcance. Nesse sentido, os brinquedos de construção, manipulação e locomoção permitem que ela perceba o mundo e intervenha sobre ele, ao seu modo, fazendo uso da imaginação e da fantasia para, posteriormente, ser capaz de desenvolver a capacidade lógica, de abstração e de construção de hipóteses.
Jornal Floresta-      Quais os benefícios mais específicos dentro da sua área de atuação, dos brinquedos educativos?  
MariliseAlém de psicóloga educacional também sou educadora física. Os estudos de ambas as áreas reforçam os benefícios dos jogos educativos. Pelo aspecto psicológico, a utilização de brinquedos educativos justifica-se pela oportunidade de despertar a criatividade, de aprender a jogar o “jogo da vida” como uma metáfora do enfrentamento de desafios, da possibilidade de errar , recomeçar e acertar e, pelo simples prazer de ter iniciativa e vontade de fazer algo despretensiosamente, por puro deleite. Já, pelo aspecto motor, dependendo do tipo de jogo,  pode levar ao desenvolvimento da motricidade ampla e fina, além de proporcionar o controle dos movimentos e o aperfeiçoamento da capacidade de expressão corporal. Como os aspectos psicológicos e motores são indissociáveis, o jogo educativo é a melhor maneira de educar uma criança de maneira integral, pois favorece o estabelecimento de uma corporeidade dinâmica e saudável.
 Jornal Floresta -   Você costuma comprar e/ou recomendar o brinquedo educativo?
Marilise – Já contribuí com o desenvolvimento de projetos de brinquedotecas, cada vez mais popularizadas nas escolas; fui grande “consumidora” de brinquedos educativos quando meus filhos eram pequenos e hoje, presenteio minhas sobrinhas e filhos de amigos basicamente com jogos educativos. Na verdade, ainda sou, eu própria uma desfrutadora desses jogos e brinquedos, afinal, brincar com crianças nos permite manter nossa própria capacidade lúdica, ingrediente básico da felicidade.
Jornal Floresta -    Como é percebido o interesse da criança por brinquedos educativos, se comparado com outros tipos de brinquedos?
Marilise – A atual sociedade de consumo despeja uma quantidade e variedade sem fim de jogos eletrônicos e brinquedos industrializados que, através da mídia, leva a criança a considerar-se infeliz se não atender àqueles apelos. Isso não significa que esses brinquedos sejam ruins, mas, em grande parte das vezes, não permitem a livre fantasia da criança, a criação de um espaço de construção, de exploração e de raciocínio lógico. É função dos adultos conscientes equilibrarem essas duas possibilidades. Diferentemente dos brinquedos “modernos”, os jogos educativos são carregados de história. Vários tipos de brinquedos e brincadeiras que atravessaram diferentes gerações estavam se perdendo, pois, graças às afirmações de grandes estudiosos da área da educação e psicologia, a valorização e utilização desses jogos estão sendo resgatadas.
Jornal Floresta -     Qual a  importância do brincar na infância?
Marilise - É impossível imaginar uma criança sem brincar. As sequelas dessa carência iriam desde uma inaptidão para organizar o próprio pensamento, até a dificuldade de interação com o mundo. Assim, uma das grandes manifestações de amor e de comprometimento com a educação das crianças é dar a elas brinquedos educativos e a companhia de alguém para brincar com elas. Afinal, não se pode esquecer que o brincar é muito mais importante que o próprio brinquedo, os quais, na medida do possível, devem ser guardados ao alcance das crianças, nossos pequenos seres em formação.

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